O que é o NTM?
O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) foi implantado por meio do ofício nº 273/2010 pela DITEC/SEED/MEC, passando a funcionar em 2011, no edifício Joaquim da Silveira Borges, no município de Mossoró/RN, tendo com finalidade sensibilizar e motivar os profissionais da educação para a incorporação das TDIC nas atividades didático-pedagógicas, apoiando o planejamento das escolas e capacitando professores-multiplicadores e equipes de suporte técnico por meio de cursos e assessoramento pedagógico ao processo de ensino e aprendizagem.
Desenvolve suas formações com base na BNCC – Computação, estruturando suas práticas a partir dos três eixos que a delineiam: Pensamento Computacional, Cultura Digital e Mundo Digital, garantindo que as ações formativas estejam alinhadas às competências e habilidades previstas para a educação básica. Além disso, segue as diretrizes do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), desenvolvido tendo como base as quatro dimensões: Visão, Formação, Recursos educacionais digitais e Infraestrutura.
As 4 Dimensões do Programa Educação Conectada
Visão
Projeto Aluno-Monitor: protagonismo e tecnologia; Programas de Formação continuada - PROINFO; Projeto: Gestão e Tecnologia
Competências
Criação de cursos e programas de capacitação para alunos e professores com foco na transformação através do ensino.
Conteúdos e Recursos Digitais
Produção: Coletânea de Softwares educativos
Infraestrutura
Aquisições de tablets e mesas digitais